segunda-feira, 21 de março de 2011

Protestos em Teresópolis



Teresópolis vive um momento político histórico. Depois de dois anos de total descaso com a cidade e com o povo e, após o desastre que aqui aconteceu e as providências que não foram tomadas pelo chefe do executivo municipal, o povo se revoltou: toda semana temos pelo menos uma manifestação contra o prefeito Jorge Mário (PT).

Na semana que se passou forma duas. Uma na terça, onde a população se reuniu em frente a Câmara Municipal para acompanhar a sessão plenária e levar aos vereadores um pedido de CPI (comissão parlamenta de inquérito) para apurar desvios de conduta e de verbas ocorridas na prefeitura. Diante da manifestação os vereadores “arregaram”, e cancelaram a sessão não apreciando o pedido popular.

Porém o povo não desistiu. Na quinta-feira, dia em que também acontecem as sessões na Câmara, o povo voltou às ruas para pedir o impedimento do prefeito e a instalação da CPI. Foram recebidos, como também ocorrera na terça, pela Força Nacional, Polícia Militar e Guarda Municipal, que estavam em maior número do que no protesto anterior, quando usaram seus cassetetes e bombas de efeito moral contra a população. Desta vez o pedido foi apreciado e apenas dois vereadores, dos quatro que eram necessários, assinaram o pedido de CPI. São eles Waguinho (PSC) e Cláudio Mello (PT).

Infelizmente a CPI não foi criada. Mas uma coisa valeu a pena: Ver o povo na rua protestando. Ainda mais aqui em Teresópolis, onde nunca aconteceu nada disso, onde o povo sempre foi pacífico aceitando tudo que os prefeitos faziam. O povo mostrou que tem coragem, que sabe lutar por seus direitos e exige que nossa cidade possa ser, no mínimo, bem cuidada e ter uma administração decente. Faixas, cartazes e gritos de ordem movimentaram todo o protesto, que ocorreu de forma organizada e pacífica. Onde a sociedade civil mostrou que sabe muito bem o que quer.

O bom humor também marcou a manifestação. Gritos de “ ica ica ica é melhor o Tiririca” e “Jorge Tatu, o prefeito do buraco” , numa referência a uma característica que toma conta da nossa cidade, seja no interior ou no centro: em todas as ruas há buracos, e muitos!, foram entoados pelos manifestantes.

Que nós, povo, aprendamos com os erros cometidos, e que possamos entender que o poder é nosso! Mesmo que não haja uma CPI em nossa cidade, já contamos com uma CPI na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB), que atua na região serrana e providenciará as diligências necessárias para investigar os desvios ocorridos. Mesmo que o prefeito não perca seu cargo hoje já fica o recado: ano que vem teremos eleições, e daremos a resposta ao prefeito nas ruas.

Prefeito o senhor pode ter se esquecido de nossa cidade, mas ano que vem, nas urnas, não nos esqueceremos de você, Jorge Mário. Você terá a resposta que merece!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário