quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pela primeira vez em 12 anos voto jovem encolhe no Brasil

Foi publicada pelo site votebrasil.com uma matéria informando que o número de eleitores de 16 e 17 anos, onde o voto é facultativo, teve uma redução de quase 7% comparando-se às eleições de 2010. Uma redução do número de votos dessa faixa não acontecia desde a eleição de 1998.

Li esta matéria e fiquei bastante preocupado. Esta redução, na minha humilde interpretação, mostra que os jovens estão se desinteressando pela política.

Nós já falamos aqui outras vezes sobre mudança, sobre revolução, como o próprio nome deste blog sugere. E já falamos também que as mudanças têm que começar por cada um, principalmente por nós, que somos jovens.

Com uma redução de eleitores da faixa do voto facultativo, uma mudança de postura, dos rumos do Brasil fica ainda mais difícil. Mas por que ocorre esse, mais uma vez na minha interpretação, desinteresse pela política?

É comum vermos sucessivos escândalos de corrupção no nosso país. É comum vermos o descaso das autoridades para conosco, povo. É comum vermos o despreparo dos nossos governantes. Somados todos esses fatores chegamos a um resultado nada agradável: o desinteresse.

É muito fácil falar que nada vai bem, que políticos são todos corruptos, mas e você, o que você faz para mudar isso? Não podemos esquecer que a culpa por nosso país estar do jeito que está também é nossa enquanto povo, afinal, os nossos governantes não alcançaram o poder através do toque de uma varinha de condão. Não. Nós que os elegemos. Somos nós que ainda vendemos o nosso voto, ou o trocamos por qualquer coisa. Somos nós que votamos no candidato que lidera as pesquisas para “não perdermos o voto”. Somos nós que não lembramos em quem votamos nas últimas eleições.

Essa redução do “voto jovem” só contribui para que o Brasil continue como está. Precisamos de uma mudança, mudança de verdade. E nós podemos fazê-la, mas para isso precisamos manter sempre acesa a chama da esperança. Essa chama está cada dia mais trêmula. Tentam apagá-la todos os dias, mas nós somos brasileiros e não desistimos nunca! Não podemos deixar que a chama se apague!

E, como já disse aqui neste blog em outro post, a melhor forma de mudança é através da política. Só votando consciente é que poderemos renovar a chama da esperança e chegar na desejada mudança. E para isso é, foi e sempre será necessária a participação do jovem.

Para acessar a reportagem completa clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário