terça-feira, 1 de novembro de 2011

Big Brother Ministro



Na semana passada houve mais uma eliminação do maior reality show do país. Não, não foi o Big Brother Brasil, nem muito menos A Fazenda. Foi o Big Brother Ministro. Desta vez o ministro eliminado foi Orlando Silva, o comunista que respondia pela pasta dos Esportes. Orlando foi o sexto ministro eliminado em 10 meses de governo, sendo o quinto por denúncias de corrupção.

O ex-ministro foi ao paredão indicado pelo PM João Dias, que revelou ao público um esquema de corrupção montado no ministério dos Esportes, envolvendo verbas repassadas a ONGs que faziam parte do projeto Segundo Tempo. Dias trabalhou no ministério por indicação do ex-comunista Agnelo Queiroz, atualmente filiado ao PT e governador o Distrito Federal. Na época de sua indicação Agnelo era o titular da pasta e estava filiado ao PCdoB.

A verba era repassada às ONGs, que por sua vez eram credenciadas pelo Ministério dos Esportes para participar do projeto Segundo Tempo. Ao receber a verba, parte desta era devolvida a integrantes do ministério e do PCdoB, que comanda a pasta dos Esportes desde o início do Governo Lula, em 2003, se mantendo por lá até os dias de hoje.

Para substituir Orlando Silva foi indicado pelo PCdoB o deputado por São Paulo Aldo Rebelo. Aldo já foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula e também já foi presidente da Câmara dos Deputados. Além disso, foi o relator do Código Florestal na Câmara. Tentou também, mas sem sucesso, a vaga de ministro do TCU, perdendo a disputa para a Ana Arraes, mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Dilma preferia outro comunista, o ex-deputado maranhense Flávio Dino, que atualmente preside a EMBRATUR. Entretanto, o PCdoB bateu o pé e fez questão de indicar Aldo para o cargo. Como nas ocasiões anteriores, Dilma se rendeu ao partido, como já tinha feito antes com o PMDB, e aceitou a indicação do PCdoB.

Aldo Rebelo me parece ser uma pessoa correta. Tem uma vasta experiência política, ocupando de forma positiva cargos importantes para o país. Parece ser uma pessoa de bem. Mas vocês sabem que tenho sérias restrições ao PT e a seu governo...

Com a eliminação de Orlando Silva já começam as especulações para ver quem será o próximo emparedado. Com uma média de um eliminado a mais ou menos cada dois meses tudo indica que ainda este ano mais um ministro vai desembarcar da “nave”. Há quem diga que a bola da vez é o pedetista e titular da pasta do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. É aguardar pra ver.



Nenhum comentário:

Postar um comentário