segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ano novo, vida nova?!

Mais um ano vai se encerrando. Como nos anos anteriores, 2011 teve seus altos e baixos, como, aliás, acontece com tudo em nossa vida. Particularmente para nós, que moramos na região serrana do Rio de Janeiro, 2011 começou de forma complicada com a fatídica tragédia de conhecimento notório. Mas nada como a esperança, que nos dá forças para reconstruir nossa cidade e continuar sobrevivendo.

Apesar dos pesares, para mim este ano foi positivo. Mais um ano com saúde, trabalho, faculdade, e com a companhia das pessoas que queremos que estejam ao nosso lado. Mais um ano de obstáculos superados, de desafios encarados e de esperança renovada. Esperança de que amanhã será melhor que hoje. Esperança que podemos viver a vida de jeitos diferentes, fazendo cada derrota e cada vitória valerem a pena.

A vida pode ser considerada como um bolo, onde juntamos vários ingredientes, misturamos e depois, como resultado, degustamos o sabor dos ingredientes que ali colocamos. Entretanto, não há apenas uma receita de bolo, assim como não há apenas uma forma de viver a vida. Cada um tem sua receita, misturando os ingredientes da maneira que achar melhor, com sabores diferentes e formas diferentes de viver. O importante é fazer o bolo do seu jeito, não seguindo receitas que outras pessoas tentem lhe impor, mas elaborando sua própria receita.

Neste fim de ano é hora de analisarmos como fizemos nossa receita durante os últimos meses. Ver quais ingredientes deram certo e quais trouxeram um sabor amargo ao bolo e não devem ser juntados novamente à próxima receita. Com os ingredientes bons e ruins, com os fracassos e as derrotas apenas o que fica é o aprendizado, o ensinamento que tivemos em cada ocasião. Como diz Roberto Carlos nos seus especiais de fim de ano “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.

Na realidade o que importa é ser feliz. Feliz do jeito que você quer ser e não do jeito que os outros querem que você seja. E ser feliz é acima de tudo estar em paz consigo mesmo, pois só assim estará em paz também com as outras pessoas. Só assim teremos mais um ano novo com nossos familiares e amigos, que são a família que podemos escolher.

Quero, para encerrar, deixar meu agradecimento a todos que fizeram parte da minha vida em 2011. Ao pessoal da faculdade, do trabalho, meus familiares e amigos. Obrigado por tudo e desculpem por algo que possa ter feito.

Que 2012 seja o melhor ano das nossas vidas. Que embora digam que ano que vem o mundo acabe, possamos mesmo viver como se fosse o último ano do resto das nossas vidas, vivendo cada um com sua intensidade. Que Deus possa nos abençoar e continuar guiando e iluminando nosso caminho, dando-nos força, paciência, humildade, coragem e sabedoria para traçarmos nosso caminho. E que possamos lembrar sempre: Vai dar tudo certo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário